17º Congresso Nacional da ANAMT 2019 em Brasília

Notícias

O Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho é o maior evento da área, em todo o continente americano. A 17ª edição teve diversos cursos pré-congresso e palestrantes que são referências nacionais e internacionais.

Os profissionais da Mantris compartilharam temas relevantes ao debate técnico-científico da comunidade médica do segmento e contribuíram na adoção de novas práticas.

Durante a reunião aberta da Comissão Técnica de Promoção da Saúde no Trabalho, o Dr. Rodrigo Demarch apresentou instrumentos de gestão integrada de saúde, segurança e bem-estar, traduzidos e adaptados para o português brasileiro. Este projeto, iniciado em 2016 e concluído em maio de 2019, teve a Mantris como co-patrocinadora. O médico expôs sua visão sobre a área e de que maneira instrumentos como estes são importantes para a gestão de saúde corporativa, em entrevista:  

“Um sistema de gestão integrada de saúde corporativa compreende não apenas a integração de dados, mas a transformação desses dados em informação que servirá de apoio para o gestor tomar suas decisões e disseminá-las pela organização. Instrumentos que permitam avaliar se uma organização está no caminho certo em relação às boas práticas ou não, são fundamentais para a construção de uma cultura de saúde. Tendo à disposição um instrumento validado internacionalmente, não só ajuda a entender o estágio atual da organização com relação à maturidade de gestão integrada de saúde, mas para onde ela deve ir no longo prazo.”

Outro profissional da Mantris teve participação importante no congresso. A Dra Anielle Karine Martins Vieira, médica do trabalho, coordenadora do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Gerente de Gestão Técnica, ministrou a palestra: “Diretriz Técnica (Anamt/AMB) sobre Prevenção da Lombalgia ocupacional por órtese, prótese e cinta lombar”.

Dr. Rodrigo Bornhausen Demarch, Diretor de Saúde e Inovação da Mantris

Médico graduado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), pós-graduado em Geriatria e Fisiologia do Exercício no Envelhecimento pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e com MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Possui ainda especialização em inovação e empreendedorismo pela Stanford University e é Global Faculty Fellow do Stanford Byers Center for Biodesign. Membro do conselho diretor da True Health Initiative (EUA), uma iniciativa global no combate às doenças crônicas não-transmissíveis, membro-presidente da Comissão Técnica de Promoção da Saúde no Ambiente de Trabalho (2016-2019) e fundador do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV).

Dra. Anielle Karine Martins Vieira, Gerente de Gestão Técnica

Médica do Trabalho graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com residência médica em Medicina do Trabalho pela mesma instituição. Cursou MBA Executivo de Gestão em Saúde no INSPER. Possui experiência na coordenação e gestão de SESMT e PCMSO, perícias médicas e programas de qualidade de vida em empresas de diversos segmentos. É membro do Núcleo de Diretrizes da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e atuou como revisora da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT).      

Site do Congresso Nacional da ANAMT: http://www.congressoanamt2019.com.br/   

23/05/2019 - 9h52

Voltar ao topo